RESUMO (Monografia de Especialização em Educação Ambiental)
A escola estadual de ensino médio Paes de Carvalho apresenta um elevado índice de poluição sonora. Constatamos através desse estudo de caso que a referida escola é afetada por ruídos externos (barulho provocado por motores de automóveis e veículos que fazem propagandas comerciais no seu entorno) e ruídos internos principalmente (sons de celulares, MP3 e MP4 player, conversas excessivas de alunos, carteiras arrastadas, etc.). A maior parte dos ruídos são provocados pelo próprio corpo discente, posto que, esse barulho é mais intenso e constante dentro das salas de aulas e no próprio interior da escola de maneira geral, que, aliás, fica com as suas janelas abertas, visto que, a maioria das salas não são totalmente fechadas, pois não possuem aparelhos de ar condicionado, mas somente ventiladores (apenas as salas do anexo é que possuem ar condicionado.). Os ruídos verbais e sonoros também são produzidos nos pavilhões e/ou salões da escola. Estudantes e educadores são extremamente prejudicados nesse ambiente calorento, barulhento e estressante. Os professores não conseguem ter um bom desempenho pedagógico durante as suas aulas, pois ficam cansados rapidamente, precisam falar muito acima de sua voz normal, perdem a concentração, vários têm dores de cabeça, em síntese, acabam ficando estressados, e os estudantes são prejudicados evidentemente no processo de ensino-aprendizagem. O desinteresse, a desconcentração e a desmotivação pelos estudos contribuem decisivamente para a produção de ruídos intensos produzidos pelos alunos, sendo que tal comportamento pode ser explicado pela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), segundo o psiquiatra Augusto CURY (2008). Tal síndrome provocada pelo sistema social atual leva os jovens de maneira geral a um nível de ansiedade extremada (estresse negativo), sendo que, essa hiperatividade dificulta sobremaneira a concentração e o próprio interesse pelos estudos. Nesse sentido, eles acabam buscando novos estímulos, como por exemplo, a brincadeira com celulares e MP3 player. É importante frisar que esse estudo fora realizado nos turnos da manhã e da tarde. A finalidade dessa monografia foi analisar, questionar e refletir sobre os ruídos externos e internos (poluição sonora) tão presentes nessa escola, como elementos de interferência no processo de ensino-aprendizagem e também como fator danoso à saúde do corpo docente. A Secretaria Executiva de Educação do Pará (SEDUC-PA) precisa climatizar urgentemente todas as salas de aulas; ademais, o corpo técnico do colégio precisa fazer uma campanha com os alunos baseada na EDUCAÇÃO AMBIENTAL, implantando um Programa de Educação Sonora Ambiental, visando reduzir ao máximo possível os impactos da poluição sonora.
Professor: Juscelino Camelo da Costa(SOCIÓLOGO).
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